Checklist a ter em atenção antes de comprar uma casa

Checklist a ter em atenção antes de comprar uma casa

Decidir comprar uma casa não tem só a ver com o preço, localização ou tipologia. Temos de ter a certeza do que estamos a comprar. Claro que não há casas perfeitas, mas é da nossa responsabilidade reunir informações que nos permitam evitar surpresas desagradáveis, que nos vão sair do bolso e causar dores de cabeça bem agudas.

Quando vamos visitar uma casa, é natural que esteja toda limpa e, muitas vezes, até pintada de fresco. É um regalo para a vista. No entanto temos que assumir o papel de um inspetor residencial, para evitarmos mais tarde o Brufen ou Voltaren, (pelos vistos acaba tudo em en).

Para facilitar a vida ao leitor, decidimos elaborar uma lista (que encontrará no final do artigo) com os aspetos mais importantes a ter conta. Simultaneamente nas linhas seguintes desenvolvemos um pouco o assunto. Vamos a isso?

Antes de entrarmos sequer no prédio, devemos reparar nas fachadas. Existem fissuras ou rachadelas? Os azulejos estão lá todos ou têm cores diferentes? Existem “babados” visíveis? Se alguma destas situações se verificar, cuidado, a fachada tem problemas e mais tarde ou mais cedo vai ter de pagar a sua quota-parte na reabilitação. Já agora, pergunte sempre se a fachada tem isolamento térmico pelo exterior, vulgo capoto. Se não tiver, é provável que a conta suba mais um bocadinho nas futuras obras.

Passemos ao telhado/cobertura. Tem um bom aspeto? Existem telhas/placas sobrepostas? Tem remendos? A fixação está oxidada? As telas estão a descolar? Os rufos estão ferrugentos? Mais uma vez, se alguma destas situações se verificar, lá teremos nós, mais tarde ou mais cedo, de contribuir para a reabilitação do telhado.

Não deixe de comprovar se as garagens estão sequinhas… para verificar se não temos nenhuma infiltração. Por vezes, junto com a infiltração vem o calcário da placa, prontinho para estragar a pintura da nossa viatura.

Mas vamos imaginar que até aqui está tudo bem e nada levanta suspeitas. Agora é a altura de inspecionar a habitação por dentro.

Comece pelo chão e verifique se não está levantado nos cantos e junto aos rodapés.  Verifique também se a tijoleira não “bate a oco” e se os remates com os rodapés estão bem executados.

Passando para as paredes, ateste se têm manchas de condensação ou infiltração. Se tiverem sido pintadas à pouco tempo (como normalmente são, antes da venda) e não conseguir ter a certeza à vista desarmada, poderá requerer a ajuda de alguns aparelhos como câmaras térmicas, que conseguem ver o que os nossos olhos não conseguem.

Averigue também os tetos. São tetos falsos com lã de rocha? Não se vêm irregularidades ou fissuras? Não? Porreiro.

Passe para as caixilharias e certifique-se que estão a funcionar corretamente. Será que têm rutura térmica? Os estores também são térmicos? A caixa de estores tem isolamento térmico? Se o agente ou vendedor, não souber a resposta, peça-lhe para pedir informações junto do proprietário e informá-lo/a quando souber.

Acabada a inspeção e se tudo estiver direito, perfeito. Avance sem receios. Se não for o caso, e encontrar algumas situações acima descritas, nem tudo é um drama, pois muitas delas são de fácil resolução. No entanto peça ao proprietário para as resolver antes de comprar, senão a responsabilidade passa a ser sua, e por vezes há situações escondidas atrás de outras situações.

Lembre-se que é do seu interesse fazer uma boa inspeção porque pode usar esse conhecimento adquirido para negociar a compra da casa ou, pelo menos, evitar que cometa um erro bem grande.  

Agora sim, apresentamos uma checklist resumida, que pode imprimir e levar consigo quando for visitar a sua futura casa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.