Valerá a pena fazer um Diagnóstico Habitacional antes de comprar uma casa?

Valerá a pena fazer um Diagnóstico Habitacional antes de comprar uma casa?

Finalmente tomou a decisão. Vai comprar uma casa. Não foi fácil, não é? Não é uma decisão que se tome de ânimo leve. Mas se pensa que essa decisão foi difícil, espere pelo que vem a seguir. Agora vem a fase da procura, onde todas as possibilidades estão em aberto.

Claro que quer uma casa à sua medida, com elementos que mais valoriza, quer seja uma cozinha com open space, um quarto com tamanho de rei ou um jardim de fazer inveja a Versalhes. Normalmente todos começamos por aqui. Temos um sonho e vamos atrás dele.

Mas comprar uma casa é um processo demorado, lento, longo e exige que vejamos muitas casas até encontrarmos as candidatas à realização do nosso sonho.

Ao fim de algum tempo, já sabemos de cor o discurso dos agentes imobiliários.

Depois de muitas semanas nessa busca incessante, finalmente chega à sua “short list”. Agora é altura da decisão final.

Umas têm umas vantagens de espaço, outras na localização, outras de preço. Mas se o leitor for como o comum dos mortais, como é que realmente pode ter a certeza que a casa que sempre sonhou está nas melhores condições?

Obviamente o leitor tem olhos e faz a sua verificação instantaneamente mas, a verdade, é que existem problemas muitas vezes invisíveis a olho nu, como infiltrações que só precisam de mais uma noite de chuva para darem de si, defeitos de construção que vão ter impacto térmico elevado, como condensações ou pontes térmicas.

Será então impossível comprar uma casa sem certezas e viver nessa angústia? Claro que não.

Não precisamos de ir tão longe porque tudo tem solução. Essa solução pode é custar muito dinheiro e tornar qualquer casa de sonho numa casa de todos os nossos pesadelos.

É por isso que recomendamos a realização de um Diagnóstico Habitacional.

O que devemos procurar é um inspetor residencial com experiência e certificado. O perito vai realizar uma análise ao real estado de conservação da habitação que pretende comprar e não só.

O objetivo de um Diagnóstico Habitacional completo é fornecer o máximo de informações possíveis sobre a casa que pretende comprar. Até pode parecer inverosímil, mas através de equipamentos profissionais que os peritos têm (como câmaras térmicas), conseguem ver situações que os nosso olhos não conseguem.

Não estamos apenas a comprar um relatório técnico…estamos a investir em segurança, paz e sossego.

Em termos mais concretos, um relatório habitacional completo verifica não só o estado de conservação interior da habitação, como a verificação de humidades, condensações e infiltrações, mas também analisa o estado das áreas comuns, como telhados, fachadas e garagens.

O referido diagnóstico também pode incluir uma análise ao estado de conservação da rede de eletricidade, de abastecimento de água e rede de gás. Finalmente também pode incidir sobre possíveis hipotecas ou penhoras, se existem dívidas do atual proprietário para o condomínio ou do condomínio para com fornecedores e finalmente se estão previstos encargos com obras ou reparações a curto prazo.

Um Diagnóstico Habitacional pode e, se for caso disso, deve ser utilizado com meio de negociação para com o comprador.

Se soubermos que existem infiltrações pela fachada, vamos pagar o mesmo?

Se soubermos que há dívidas para com fornecedores, não nos vamos precaver?

Se soubermos que vão existir investimento no edifício a curto prazo, não os vamos imputar ao vendedor?

Os nossos serviços

Se estiver interessado(a) numa opinião profissional poderá encontrar empresas que, como nós, realizam diagnósticos habitacionais com o objetivo de fornecer aos clientes o máximo de informações sobre a casa que pretende comprar. Baseado no relatório técnico poderá avançar em consciência para a compra da casa, ou não.

Para pedir mais informações (sem qualquer compromisso), pode ligar o 965 513 973 ou enviar email para pfernandes@renovabit.pt

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.